Encontros com auxiliares de bibliotecário


4 de junho de 2012 ocorreu a reunião com os auxiliares de bibliotecário das escolas municipais de Lajeado. No primeiro momento foi realizado o estudo do texto “Bibliotecas Escolares: uma trajetória de luta, de paixão e de construção da cidadania.” de Eliane Lourdes da Silva Moro e Lizandra Brasil Estabel retirado do livro “Biblioteca Escolar: Presente!”

A partir deste texto cada auxiliar de bibliotecário relatou o que a biblioteca escolar significou e significa na sua vida.

Alguns depoimentos:

Biblioteca escolar: para mim... significou...significa

"A única possibilidade de ser leitora. Sou uma leitora voraz. Jamais poderia ter acesso aos livros, não fossem as inúmeras bibliotecas por onde passei. Frequento bibliotecas desde a primeira infância e amo o cheiro de livros. Espero poder transferir e demonstrar aos alunos que ler é, sobretudo, um prazer. A biblioteca escolar de hoje, com suas imensas possibilidades e acervo é uma riqueza que deve ser explorada pelos alunos."  Márcia – EMEF Nova Viena

"Lugar de conhecimento. Ambiente onde podemos brincar com o imaginário, viajar através da leitura, viver e se emocionar com os personagens das histórias." Daniela Sehn - EMEF D. Pedro I

"Fui conhecer uma biblioteca bem mais tarde. Quando era pequena morava no interior, onde, na escola primária (na época) não havia biblioteca. Apenas alguns poucos livros. Na verdade fui conhecer uma biblioteca aos 18 anos quando tive a oportunidade de continuar meus estudos. Foi no colégio Martin Luther de Estrela. Fiquei encantada, mas não se podia ler muitos livros da nossa escolha. Tudo era muito orientado e se tinha muitos trabalhos por fazer, ainda mais eu com dificuldades, pois tinha parado muitos anos de estudar. Hoje eu gosto muito de ler, sempre aproveito as oportunidades, ainda mais quando vem livros novos, para poder auxiliar os alunos na retirada.
É um lugar onde posso desenvolver mais os meus conhecimentos, onde também posso esquecer por momentos tudo aquilo que me rodeia e deixar a imaginação rolar. É um lugar onde a leitura de um livro me trás tranquilidade e paz." Marguit - EMEF Vitus Mörchbächer

"Um espaço livre, onde cabe a mim fazer as escolhas, descobrir, explorar,...
Um espaço agradável, confortável onde posso trocar ideias, discutir, brincar, crescer.
Um espaço que me acompanha e faz parte de minha história, assim como das pessoas próximas." Franciela Moura- EMEF Porto Novo

"A biblioteca é um espaço para o conhecimento, é como se fosse o cérebro ou o coração da escola, é na biblioteca que encontramos, muitas vezes, as respostas que precisamos ou descobrimos o que ninguém nos ensinou." André Koehler - EMEF São José de Conventos

"Para mim a biblioteca sempre foi referência de conhecimento, ideias, leituras atrativas, espaço para ficar entre muitos livros lendo-os ou não.
Um lugar que serve de ponto de encontro a usuários para conversar sobre os assuntos dos livros e escolher seus livros prediletos." Lisiane Kreling - EMEF São João

"Lugar de crescimento, aconchego, descobertas. Um lugar de meditação entre leitor e leitura. Biblioteca para mim significa a descoberta do mundo através da leitura, onde a obrigação da lugar ao prazer." Sandra Hauschild

"No início da minha vida escolar não havia bibliotecas nas escolas. O incentivo à leitura aconteceu na família. Hoje, para mim, a biblioteca é o coração da escola. Deve acolher o aluno, o ser humano e oportunizar o seu crescimento integral." Diana Mazzarino

"Da minha infância a biblioteca traz lembranças maravilhosas, de histórias lindas que faziam sonhar com os acontecimentos relatados pelas histórias. Dessa maneira que aconteceu na minha infância é a maneira que tento passar aos alunos. Para mim a biblioteca é um lugar de conhecimentos, de sonhos, de viajar através da leitura, pois talvez essa é a única viagem que farão." Carla Gisch - EMEF Lauro Müller
"Biblioteca é um lugar onde o conhecimento, o prazer e as aprendizagens estão presentes." Eliete Zimmermann - EMEF Santo André

"É um local onde pude viver momentos importantes, interessantes e de aprendizado. Pois além de muitas vezes me auxiliar em trabalhos a serem realizados, descobre um mundo mágico da fantasia das histórias. Conhecer lugares, outras culturas e pessoas sem sair da biblioteca. E hoje me sinto feliz por poder mostrar este mundo de sonho e fantasia que podemos conhecer na biblioteca ."